sábado, 24 de novembro de 2012

Para tentar explicar algumas duvidas e questões que me colocaram sobre o sabão natural e os sabonetes de glicerina.

Então é assim, a ver se consigo explicar:        

Existe o sabão natural em que se juntam as gorduras e a soda cáustica e para fazer este sabão existe o método a frio (cp=cold process)e o método a quente(hp= hot process). Este é o sabão que contém naturalmente glicerina visto que não lhe é retirada como acontece com aos sabões industrializados. O CP (Cold Process) é o método em que o único calor de fonte externa é o utilizado para aquecer as gorduras e se coloca nos moldes assim que atinge o traço. O método a quente ou HP (Hot Process) é praticamente aquecido ao fogão ou usando uma panela eléctrica (crock pot) durante todo o processo desde o aquecimento das gorduras, passado pelo bater até atingir o traço e depois continuando até a massa de sabão se separar em fases e voltar a juntar  e ficar uma massa homogénea, mas não tão fluida como no CP. Este ultimo processo, apesar de obrigar a ficar de volta do sabão mais horas para o fazer, elimina semanas de cura.

·         Depois existem os sabonetes artesanais, a denominação no  Brasil ou Melt & pour como são denominados nos países de língua inglesa. São os famosos “sabonetes de glicerina”.

 a glicerina é um subproduto da reacção de saponificação (que é retirada pelas industrias do sabão  para ser usada nas industrias alimentar e farmacêutica, por isso o sabão industrializado é praticamente só  constituído pelo detergente).  A denominação” sabão de glicerina” é um nome de "propaganda" idealizado a quando da sua invenção: após a 2ª guerra mundial e com a falta de matérias-primas e o advento das indústrias químicas, estas idealizaram um sabonete ao qual adicionavam uma pequena percentagem de glicerina para o tornar mais suave para a pele (não esquecer que o sabão utilizado naquela altura seria um sabão um tanto agressivo para a pele e para os cânones de conforto que surgiram após a segunda  guerra mundial.                                                                                                                       

 A propaganda foi feita exaltando as qualidades e propriedades a glicerina e o nome ficou. O sabão natural, que é o nós fazemos não lhe é retirada a glicerina que naturalmente se forma e por isso é rico em glicerina.

Para fazer estes “sabonetes de glicerina” ou sabonetes artesanais ou melt&pour  soap existem dois métodos: ou se compra a base glicerinada já preparada ou a fazemos em casa. Comprada dá pelo nome geral de “glicerina” ou nalguns sítios de “base glicerinada” e existe em transparente ou com dióxido de titânio adicionado para ficar branca. Existem normal transparente, branca, e cristalina (mais transparente), e com vários ingredientes e diversas formulações. Algumas pessoas podem ser alérgicas aos aditivos. Peçam as fichas técnicas. Ou então podem optar por a fazer em casa , embora para isso tenham que ter os conhecimentos  e pratica de fazer o sabão natural, pois o processo de fazer sabão “transparente “ inicia-se com a junção de gorduras com a solução de soda  cáustica. Depois é lhe adicionado açúcar e álcool, numa dada proporção e seguindo um método que não deve ser alterado,  para o tornar transparente. Dependendo das formulas pode ou não ser lhe adicionado uma certa proporção de glicerina., tal como a sua prima a base de compra pronta a usar. Esta base, este sabão transparente, esta base de melt&pour caseira e artesanal pode ser, dependendo das formulas utilizadas claro,  mas sempre em menor numero, quase isenta de aditivos químicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário