quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Refundidos... como refundir um sabão natural

reduir a pequenos pedaços




acrescentar o liquido
deixar derreter em banho amria

mexer, mexer, mexer

forrar o molde

mexer, mexer

mexer e misturar os aditivos ..mexer...

deitar no molde forrado

alisar a superficie com uma colher molhada em agua quente

tapado com a folha de papel vegetal para...

colocar peso em cima... convem baer com o molde para a massa acentar e retirar bolhas de ar...
 depois de desmoldar...só falta cortar

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sabão natural com óleo de neem

Medidas de segurança na manufactura de sabão natural


Muito importante O mais importante a considerar é o perigo de soda cáustica ou potassa cáustica. Ambos os ingredientes são perigosos e devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais. Quando misturado com água produz uma solução alcalina que em contacto com a pele pode causar queimaduras químicas significativas e cujos vapores tóxicos podem provocar danos nos olhos e garganta quando inalados. Devem-se seguir as instruções de segurança, quando da preparação da solução alcalina (junção da água com a soda cáustica) que representa o momento de maior perigo. A partir do momento em que a saponificação, esse perigo diminui e já não é perigoso para a pele. É importante fazer o calculo correto da soda cáustica necessária para a gordura a utilizar para que não fique uma quantidade excessiva de soda cáustica no sabão.
O material de protecção deve ser:
Óculos de protecção (para evitar salpicos nos olhos)
Mascara (para evitar a inalação de vapores)
Luvas de borracha (para proteger as mãos)


Avental ou bata para proteger a roupa
Em geral deve-se usar roupa de manga comprida, calças e sapatos fechados, para limitar o contacto acidental com a solução alcalina na pele.
Ao mexer a massa com a varinha mágica deve-se ter o cuidado de manter as lâminas, submersas antes de ligar, para que não salpique.
Em caso de contacto com a solução cáustica ou da massa de sabão, lavar abundantemente com água corrente e vinagre. Em caso de contacto com os olhos , lavar imediatamente com água corrente e procurar assistência medica urgente  .
Este processo não deve ser feito por crianças, devem ser mantidas afastadas por protecção.
Manter animais de estimação também fora da divisão onde é feito o sabão


Propriedades curativas do óleo de Neem
Óleo de neem (nim ou amargoseira) é um óleo vegetal que extraídos dos caroços das sementes da árvore do nem (Azadirachta Indica). A árvore de neem e óleo de neem tem muitos benefícios e usos e a árvore de neem é conhecida como a “farmácia da aldeia.” Óleo de nem é amplamente reconhecido na Índia pelas suas propriedades curativas e é altamente respeitado pelas suas qualidades medicinais.
Propriedades de cura de pele
Óleo de neem é uma utilizado popular para problemas  de pele como urticária, eczema, psoríase e acne. Massajar uma mistura de óleo de neem e outro óleo mias leve (como óleo de grainha de uva, óleo de amêndoas doces ou azeite, directamente sobre a pele é uma maneira eficaz para beneficiar das suas propriedades medicinais. Suas qualidades são atribuídas às propriedades antibacteriana e anti-inflamatória da planta. Óleo de Neem contém um composto que ajuda no combate ao acne. Ele também ajuda a reduzir a vermelhidão e inflamação.
Propriedades curativas dos fungos
Óleo de Neem tem sido utilizado para tratar e curar infecções fúngicas, tais como pé de atleta, e outras micoses. Usar algumas gotas de óleo de Neem, com óleo de semente de uva como base, pode curar e prevenir futuras infecções fúngicas.
Cabelo e couro cabeludo propriedades curativas
Óleo de Neem tem sido também usado como um tratamento para caspa, queda de cabelo e piolhos. Óleo de Neem age como um repelente natural de pragas e insectos. Ele não só mata os piolhos, mas suas propriedades emolientes acalmam, nutrem e protegem o couro cabeludo com coceira, seco e escamoso. O uso do óleo de Neem com óleo de semente de uva, ou qualquer outro óleo vegetal, pode ser usado como um tratamento, amornando os óleos, para ajudar a reduzir a queda de cabelo e promover um cabelo espesso, brilhante e saudável. 




Na civilização Harppa, foram encontrados medicamentos e folhas de Neem mostrando que sua utilização com fins terapêuticos remonta à antiguidade inclusive documentado na literatura Ayurvédica, tendo sido citado mais de 100 vezes nos textos sagrados do “Charak Samhita” e o “Susruta Samhita”, bases da Medicina Ayurvédica (Medicina da Longevidade da Vida), praticada na Índia há milhares de anos, tendo-se tornado parte da vida de todos os habitantes do subcontinente Indopaquistanês.


As propriedades medicinais são documentadas em antigos textos em sânscrito e é estimado que o Neem está presente, de uma forma ou de outra, em 75% de fórmulas Ayurvédicas.

Há uns tempo fiz um sabão com óleo de neem. Está aqui: http://cronicasdesabao.blogspot.pt/2010/04/champoo-de-urtigas-sabao-de-neem-e.html

a receita não é minha...quer dizer, na verdade eu já não me lembro muito bem da receita, mas sei q era muito simples e que me inspirei em duas receitas retiradas da net.
Como já não me lembro da receita, até porque na verdade, não "dava" para a minha pele, secava um bocadinho, vou traduzir as receitas onde me inspire. Ainda tenho um sabão desses , a validade é enooorme! Não parece haver "bicho" que lhe pegue! TEnho-os utilizado, ralando-os e refundindo em sabão para dar banho à minha cadela.

Ora vamos lá ver então:
mmm ... lembrei!




"Neem Olive Bar
This formulation is a basic formulation with 20% neem oil. The coconut oil forms 20% of the formulation because any more may be too drying. In addition, olive oil forms the bulk of the oils used as it is is my favorite base especially for soaps that should be gentle to the skin. An alternative formula could have pine tar as well as neem oil.

I have deliberately left out any fragrances or essential oils so that this soap will be as non-irritating to the skin as possible.

Cocoa butter 12.8 oz. --- 20%
Coconut oil 12.8 oz. ---- 20%
Neem Oil 12.8 oz. ----20%
Olive Oil 25.6 ---- 40%
8.82 Oz. Lye ---- 7% excess oil
Water (distilled water) ---16 Oz.
----------------------------------------
Total = 64 Oz. (Oils)"

Sabão de óleo de neem e azeite
Esta formula tem uma base de óleo de neem (amargoseira de) de  20%. O óleo de coco constitui 20% da formula, porque mais pode ser demasiado secante. Além disso, o azeite constitui a maior percentagem dos óleos usados ​​tal como é usual especialmente para os sabões que devem ser suaves para a pele..

Este sabão não tem quaisquer fragrâncias ou óleos essenciais, para que este sabão não seja irritante para a pele.

A versão q eu fiz:
manteiga de cacau --- 20% =100g
óleo de coco ---- 20%= 100g
óleo de neem ---- 20%= 100g
Azeite ---- 40%. = 200g

68 g Soda ---- 7% de SE
Água (água destilada) = 175 g







Bom... se bem me lembro, o sabão ficou um pouco "secante" o q não significa q seja de todo mau visto q ele foi feito direcionada para um problema que a autora tinha...o q não era o meu caso. Há versões com 10% de oelo de neem, alem de se poder enriquecer o sabão macerando o azeite com plantase/ou um outro óleo com propriedades medicinais para o fim em questão, sendo que nesta ultima hipotese se teriam q verificar as quantidades de soda e agua.